PITÁGORAS GROUP
ESCOLA BÁSICA DE GUIMARÃES VENCE PRÉMIO PARA MELHOR PROJETO PÚBLICO

O projeto da Escola Básica 2,3 das Taipas, em Guimarães, concebido pelo atelier vimaranense Pitagoras Group, venceu o prémio para Melhor Projeto Público, atribuído pelo Jornal Construir.

 

Construído a partir de uma outra escola existente e que veio a ser demolida na totalidade, o novo edifício fica próximo do centro da vila das Taipas, em Guimarães, numa área urbana já consolidada. A intervenção proposta previa a substituição das antigas instalações escolares, que há muito tinham deixado de reunir as condições mínimas para a prática do ensino e da aprendizagem, e também a requalificação e ordenamento dos espaços exteriores, com novos campos de jogos, áreas de jardim e recreio.

 

A nova escola tem uma área superior a 11 mil metros quadrados, composta por três edifícios, 16 salas de aulas, salas de música, salas de informática, um pavilhão gimnodesportivo com bancadas, dois ginásios, balneários, um auditório, laboratórios e núcleo de atividades artísticas, além de biblioteca, refeitório, sala polivalente e espaços destinados ao corpo docente e não docente.

 

Os Prémios Construir 2019 destinam-se a ateliers de arquitetura, gabinetes de engenharia, construtoras, promotores imobiliários e consultoras imobiliárias, distinguindo a iniciativa de quem trabalha diariamente pelas boas práticas na área da construção e reconhecendo o que de melhor é feito pelas empresas e profissionais que atuam no setor.