Fartura Brasil

Chefs portugueses e brasileiros em duelos de receitas e sabores

O que difere a galinha ao molho pardo da galinha de cabidela, a moqueca da caldeirada, ou a feijoada à brasileira da feijoada à transmontana? É à volta de receitas, produtos e sabores que unem os dois países que chefs portugueses e brasileiros se juntam no Time Out Market, nos dias 16 e 17 de novembro. Durante dois dias, será possível assistir a duelos culinários ao vivo entre chefs de Portugal e do Brasil, mas também provar as iguarias que daí vão resultar, conversar com chefs e produtores e visitar uma mostra de produtos brasileiros e portugueses. Ou seja, uma viagem de sabores, da origem ao prato, pelos dois países.
 

Plataforma Fartura – Comidas do Brasil é um projeto que começou em 2012. Assente nas tradições e costumes gastronómicos de um país tão extenso e diverso como o Brasil, esta plataforma percorreu mais de 70 mil quilómetros, em todos os estados brasileiros, para identificar ingredientes, receitas e personagens. Um verdadeiro acervo do património gastronómico brasileiro que ganhou notoriedade com festivais que percorrem todo o Brasil.
 

Se a forte ligação entre Portugal e Brasil está também na gastronomia, por que não fazer o mesmo em Portugal? Surge, assim, o Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal, que, em maio de 2018, percorreu Portugal, numa expedição gastronómica. “Foi muito gratificante mostrar o nosso país na sua essência, valorizando a interação entre produtores e cozinheiros”, explica Teresa Vivas, curadora gastronómica em Portugal.
 

Para o Diretor-geral da Plataforma Fartura, Rodrigo Ferraz, “a ideia central de ir para Portugal é estreitar os laços com nossas origens. Descobrir em quais elementos o Brasil se apropriou da culinária portuguesa e incorporou na nossa cozinha e vice-versa. Queremos gerar trocas entre os dois países. Vamos mostrar ao público a gastronomia das cinco regiões do Brasil. E queremos promover discussões para provocar iniciativas de trânsito de ingredientes, trocas de experiências, culturas e negócios”.
 

Com curadoria gastronómica brasileira de Luiza Fecarotta, Fartura – Comidas do Brasil e Portugal traz a Lisboa chefs e produtores de todas as regiões brasileiras. De Portugal, estarão Ana Moura, Hugo Brito, João Rodrigues, Justa Nobre e Vítor Sobral.